Impressões sobre o Sistema de Saúde em Portugal
- fizasmalas
- 20 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2021
Aqui em Portugal não tenho convênio médico. Depois de me tornar residente, fui ao centro de saúde da cidade em que moro, fiz meu cadastro e agora tenho uma médica de família (uma médica clínica geral que irá acompanhar a mim e ao meu marido).
Sempre que precisar de algum atendimento não urgente, devo marcar com essa médica e ela, se necessário, encaminhará para um especialista. Os exames, assim como no Brasil, são feitos em laboratórios. Aqui, os atendimentos na rede pública e os exames são pagos (há uma taxa moderadora) mas é muito barato. Se não me engano, paguei em torno de 4 ou 5 euros pela consulta, em torno de 1,5 euros por um eletrocardiograma e 4 pelo exame de sangue que a médica pediu (esse valor varia de acordo com os exames que são realizados). Pessoas que tenham baixa renda podem ter isenção dessas taxas.
Mas e quando estamos com dor ? Como proceder ?
Pode-se ter que esperar bastante tempo para ter atendimento com o médico de família. Por isso, em caso de dor, febre etc, é possível telefonar ao centro médico e conseguir uma consulta para o mesmo dia, com outro médico. Porém, os centros de saúde não funcionam 24h. Dependendo do horário e da gravidade do caso, é necessário dirigir-se as urgências de um hospital.
Eu, dentro desse ano morando em Portugal, precisei ir às urgências uma única vez. Novamente, tive de pagar uma taxa moderadora. Porém, descobri que se eu tivesse ligado para o serviço nacional de saúde e eles tivessem me encaminhado para as urgências, seria isenta dessa taxa. Sendo assim, o ideal é telefonar, detalhar os sintomas e seguir as instruções dos profissionais.

Com base nos meus sintomas (vômito, febre) me deram uma medicação na veia. Confesso que fiquei com o pé atrás pelo fato de não terem feito qualquer exame de sangue. Porém, a medicação fez efeito quase imediato e voltei pra casa muito melhor. Acredito ter sido uma virose.
Hoje em dia, com a pandemia de coronavírus, as pessoas que apresentem sintomas devem telefonar para a linha nacional do serviço de saúde e não devem se dirigir diretamente para os hospitais. Felizmente, me encontro saudável e não conheço ninguém que tenha tido suspeita de estar infectado.
Até o momento posso dizer que estou satisfeita com o atendimento que tive aqui em Portugal na rede pública. Pretendo ir atualizando esse post sempre que precisar recorrer a estes serviços.
Comentarii