top of page

Principais destinos da roadtrip de campervan pela Austrália

  • Foto do escritor: fizasmalas
    fizasmalas
  • 21 de set. de 2018
  • 5 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2021


Como contei no post anterior, no meu último mês de intercâmbio, fiz uma roadtrip de 22 dias pela costa leste da Austrália.


Fomos de Sydney até Townsville pela costa e depois fizemos o caminho de retorno passando pelo outback (deserto australiano).


Fizemos uma série de paradas durante a viagem. A seguir falo um pouquinho dos nossos principais destinos:

BRISBANE

Em Brisbane resolvemos fazer um passeio de segway para conhecer a cidade. Achei bem fácil a locomoção com o segway e nossa guia foi bem simpática. A noite, fomos à “Eat Street”, uma área montada com containers onde podemos encontrar todo tipo de comida.


Brisbane é uma cidade menor do que Sydney mas também é bastante interessante. Eu gostei mais do que esperava e acho que também é uma boa opção para aqueles que querem fazer intercâmbio mas preferem cidades pequenas.



Nós não gastamos muito dinheiro por lá mas quando almoçamos alguns sushis num restaurante japonês pude perceber que os valores desse restaurante e dos locais ao redor não eram mais baratos do que em Sydney. Isso me surpreendeu pois sempre achei que Sydney fosse bem mais cara do que as demais cidades. Porém, ao longo da viagem pude perceber que o que faz o custo de vida em Sydney ser mais caro é realmente o aluguel e não necessariamente os demais produtos e serviços.



NOOSA

Foi em Noosa que fechamos os passeios seguintes para Fraser Island e para Whitsudays.


Noosa (assim como diversas pequenas paradas que fizemos ao longo da costa), possuí um parque estadual onde é possível fazer trilhas, correr, relaxar, ver o mar e aproveitar a natureza. Em Noosa, também oferecem um passeio de kayak pelo Pântano (Noosa River Wetlands), que optamos por não fazer.


Noosa é um bom exemplo de uma das coisas de que eu mais gostava na Austrália: os parques. É maravilhoso ter MUITOS espaços como esse da foto para um passeio. É possível relaxar sempre que quiser em contato com a natureza.

FRASER ISLAND

A Fraser Island é uma ilha de areia coberta por vegetação de Mata Atlântica bem famosa na Austrália. Para acessá-la é nessário um carro 4x4 ou ônibus 4x4 + uma balsa. Também é possível acampar por lá.

Escolhemos fazer o passeio mais simples (de apenas um dia). No dia estava chovendo e eu estava um pouco preocupada. Porém, quando chegamos lá a chuva parou e o sol até saiu no momento em que visitamos o ponto mais famoso da ilha: o lago Mackenzie. Dizem que as águas e areais do lago são ótimas para a pele mas eu não me aventurei muito na água e entrei apenas até a altura das pernas.

Tivemos a sorte de ver um Dingo por lá. Essa espécie de cão selvagem australiano habita a ilha. Assim, é preciso tomar alguns cuidados a fim de evitar ataques de dingos. Não se deve, por exemplo, tentar brincar com eles pois, embora tenham essa aparência simpática de cachorrinho, são animais selvagens. Além disso, uma dica importante é não virar as costas para eles caso os encontre. O instinto deles é de atacar caso ache que você vai tentar fugir. O melhor mesmo é apenas ignorá-los, mantendo-os à vista.



WHITSUNDAYS – O PONTO ALTO DA VIAGEM


Para visitar as Whitsundays fizemos um passeio partindo de Arlie Beach. Optamos por um passeio no barco Summertime, de dois dias e uma noite. Super recomendam que façam um passeio com essa duração. Diversas embarcações o oferecem, cada uma com a sua particularidade. No nosso barco haviam 19 pessoas, contando o piloto e seu ajudante


No primeiro dia visitamos as ilhas Whitsundays e a famosa Whitehaven Beach, considerada uma das praias mais bonitas do mundo com razão! La dividimos o mar com arraias (sim, entramos na água e vimos uma nadando por perto) e algumas pessoas do nosso barco conseguiram fazer vídeos até dos tubarões (lemon shark) que ficam por ali. As águas cristalinas permitem que esses animais sejam avistados, fazendo com que a experiência seja ainda mais interessante.

Dormimos no barco e no dia seguinte fizemos kayak, novamente com direito a arraias e tartaruga marinha passando embaixo do kayak!! Por fim, finalizamos com snorkel e pudemos nadar com um cardume de peixinhos. Ah, e ainda conseguimos avistar baleias no mar e golfinhos passaram embaixo do nosso barco! De todos esses animais eu só não tive a sorte de ver os tubarões.

MAGNETIC ISLAND

Nós simplesmente amamos essa ilha. Para acessá-la, pegamos um ferry partindo de Townsville. Na minha opinião não é necessário alugar um carro por lá pois a linha de ônibus funciona muito bem. É só ficar esperto com os horários pois em alguns períodos passa apenas 1 por hora.

Na ilha há uma trilha que passa por uma área onde podemos encontrar coalas soltos na natureza. São tão fofinhos que dá vontade de levar pra casa mas obviamente NÃO devemos tocá-los. Tivemos a sorte de encontrar com esse da foto tão baixinho na árvore. Ele não se importou com a nossa presença e continuou no mesmo lugar (tirando um cochilo, é claro).


Além dos coalas, há também uma área da ilha em que é possível avistar wallabies no final da tarde (animais parecidos com os cangurus, porém bem menores). Algumas lojinhas vendem alimento para que os turistas dêem a esses animais. Porém, o que pude perceber é que já têm muito alimento jogados nos arredores das pedras em que eles ficam. Por isso, não é necessário comprar para atraí-los.




Ali também há um santuário de animais que optamos por não ir.


Por fim, também fizemos um passeio de cavalo enquanto estávamos na ilha. O ponto alto com certeza foi poder entrar no mar com os cavalos (infelizmente não tive como tirar foto desse momento pra não perder o celular hahahah). Os cavalos também adoram se refrescar na água e parecem gostar do passeio diário deles. Apesar de guiarmos os cavalos (escolhendo quando trotar e quando andar devagar), eles já estão acostumados e até sabem o caminho a seguir. Por isso, o passeio também é ótimo para aqueles que nunca andaram de cavalo anteriormente. Só precisamos manter distância dos demais para que não briguem (o meu, por exemplo, estava louco pra morder a bunda do cavalo da frente quando entramos na água. Inclusive levou um coice do outro comigo em cima.)

WINTON

No nosso caminho de volta para Sydney, visitamos o ''Australian Age of Dinosaurs Museum'', museu de uma organização que faz a escavação de fósseis de dinossauros. Pudemos inclusive vê-los trabalhando nos fósseis. É possível também fazer um curso e trabalhar voluntariamente na escavação.

A dinossauro mais famosa encontrada por eles é conhecida como Matilda, a única do gênero Diamantinasaurus encontrada no mundo, que da o nome da Matilda Highway. Estima-se que ela tenha vivido há 100 milhões de anos atrás.

Espero que as dicas sejam úteis a todos!!

Até o próximo post.

留言


POSTS RECENTES:
PROCURE POR TAGS:

© 2023 por NÔMADE NA ESTRADA. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page