Como encontrar emprego na Australia
- fizasmalas
- 10 de abr. de 2018
- 5 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2021
Uma das maiores preocupações de quem decide fazer intercâmbio na Austrália é com relação a encontrar emprego. Afinal, o custo de vida é alto para quem precisa converter o real do Brasil. E o visto de estudante permite que trabalhemos.
Pela minha experiencia e a de todo mundo que eu conheci durante o intercâmbio, digo: você muito provavelmente NÃO vai passar necessidade durante o seu intercâmbio se tiver vontade (obviamente existe exceção).
Veja bem, não estou dizendo que você vai voltar rico da Austrália. Mas você muito provavelmente vai conseguir pagar as suas contas e ainda viajar pelos arredores de Sydney e conhecer belíssimas praias.
Claro que existem alguns fatores que vão influenciar muito na hora de procurar um trabalho. O principal provavelmente será o seu nível de inglês.
MAS NÃO SE DESESPERE
Se o seu nível de inglês ainda é básico e você não consegue se comunicar: existem sim soluções.
QUAIS AS OPÇÕES DE EMPREGO PARA ESTUDANTES?
A maior parte dos meninos que chega sem inglês consegue trabalho em construção (como labor). Existem varias coisas diferentes que eles podem fazer numa construção e tem muitos brasileiros trabalhando nessa área, portanto vocês sempre vão conseguir alguma ajuda na hora de se candidatar pra um job (ou ate ser indicado) e pra se comunicar.
Já as meninas que não falam inglês tendem a trabalhar inicialmente como cleaner. Existem 3 tipos de cleaner na Australia: cleaner de casas, cleaner de offices and cleaner de obras. Desses o mais simples provavelmente seria o cleaner de office e o mais pesado fisicamente seria o cleaner de obras.
Há ainda algumas pessoas que trabalham como glassy (basicamente, recolhem os copos usados em baladas e bares durante o funcionamento).
Outras, trabalham fazendo delivery de alimentos pelo UberEats, Foodora ou Deliveroo. (Da pra fazer de bicicleta).
Algumas pessoas gostam da rotina de cleaner e labor e trabalham com isso mesmo tendo inglês fluente. Então se você vai gostar ou não do trabalho e algo muito pessoal. Se não gostar, use isso como um motivo ainda maior para se esforçar ainda mais e melhorar o inglês o mais rápido possível.

Para aqueles que já tem um bom nível de inglês ou que pelo menos conseguem se comunicar sem grandes problemas, o leque de opções se abre ainda mais.
Uma área fácil pra conseguir emprego nessas circunstâncias e a de hospitalidade.
Eu trabalhei em um restaurante como food runner durante todo meu intercâmbio. Outras oportunidades nessa área são: waiter/waitress (garçom/garçonete), barista (fazer cafés), all rounder (fazer um pouco de tudo em um café), cashier (caixa), atendentes em bares etc.
Há ainda algumas agências de hospitalidade que fazem eventos. Nunca trabalhei com elas mas já ouvi dizer que o nível de inglês não precisa ser tão alto. Nelas, você pode se cadastrar online e também levar o currículo pessoalmente.
AGÊNCIAS: Nosh, Troys, Stedmans, Pinnacle People Clifford Wallace
Outra oportunidade para as meninas e o trabalho como nanny (baba), cuidando de crianças. Há ainda a opção de au pair em que a estudante mora na casa da família, cuida das crianças e faz as refeições na casa não precisando portanto pagar aluguel/ comida. Porem o salario nesses casos e mais baixo do que a media.
Alem disso, a área de sales e retail também tem varias vagas. Vale ainda se cadastrar em sitesde grandes empresas (como o supermercado coles ou as lojas Kmart e Target) para trabalhar como caixa, estoquista etc.
Por fim, você pode procurar emprego na sua área (dependendo da área pode não ser fácil mas não e impossível. Se esse for seu grande objetivo, durante o seu tempo de Austrália, persista e continue enviando currículos para empresas e vagas em que gostaria de trabalhar. Não custa nada e pode te trazer novas oportunidades).
MINHA EXPERIENCIA

Consegui meu primeiro emprego como food runner/ waitress em um restaurante que só abria durante o jantar. Eu estava indo levar alguns currículos nas agências de hospitalidade que citei acima e passei em frente a um restaurante com plaquinha de que estavam procurando por garçonetes. Entrei, conversei com a manager e deixei meu currículo. Ela me telefonou dois dias depois, marcamos um trial (teste em que trabalhamos por algumas horas e eles avaliam se gostam ou não do nosso trabalho) e fui contratada!
COMO ENCONTRAR O EMPREGO?
Uma forma popular pra procurar emprego e pelo aplicativo Gumtree Jobs ou pelo site do Gumtree (acho o site melhor pois da pra mandar o CV anexado mas no aplicativo eles enviam o perfil que você criou com as suas experiencias).
Ali vocês poderão ver a quantidade de anúncios novos todos os dias. Tem muito emprego na Austrália para o qual podemos nos candidatar. Procure se candidatar apenas para os anúncios do dia pois eles recebem muitos CV e se o anúncio for antigo, podem nem olhar o seu.
Outro site e o Seek. Nesse, grande parte dos empregos postados são para trabalho full-time. Esse tipo de emprego estudantes não são autorizados a fazer devido ao limite do nosso visto de estudante que permite que trabalhemos apenas 40h quinzenais (a cada duas semanas) ou seja, uma media de 20h por semana de trabalho.
Por isso, procure sempre se candidatar para vagas "casual" ou "part-time".
E fique esperto: trabalhar mais do que o permitido e/ou receber cash in hand (quando o empregador não paga os impostos e não usa o seu numero equivalente ao cpf ou cnpj aqui do Brasil) e ilegal. Embora tenha quem aceite fazer trabalhos assim, não e recomendado e a pessoa corre o risco de pagar multa e ser deportado.
Na minha opinião: não vale a pena recorrer a esse tipo de trabalho. E possível sim encontrar algo que siga as leis e viver e trabalhar tranquilo.
Outra maneira (que foi o que funcionou pra mim) e enviar currículo pessoalmente. Passou em frente a um lugar com plaquinha "we are hiring", deixe uma cópia do seu currículo. Se viu no Gumtree que um local de fácil acesso pra você esta contratando, alem de se candidatar online, vá pessoalmente e deixe seu currículo impresso. (Se for pra trabalhar com hospitalidade, vá vestido de preto).
E O SALARIO?
Se você trabalhar dentro da lei, não terá problemas com isso. O mínimo para um casual job esta em torno de 18 dólares por hora trabalhada (17,7 se não me engano). Não aceite salários mais baixos do que isso. Novamente, existem outros empregos. Foque sua energia em conseguir algo melhor.
DA PRA SE MANTER COM O SALARIO MÍNIMO?
Isso depende muito do seu estilo de vida. Eu, por exemplo, pagava 180 de aluguel (Eu dividia um studio com meu namorado. O studio todo era 360.)
Então, calculando mais ou menos os meus gastos:
180 aluguel 45 alimentação (fazíamos comida em casa quase sempre) 40 transporte 6.25 plano celular (pagava 25 ao mês) 15 internet
TOTAL: 286.25 por semana.
Podemos arredondar pra 300 pois sempre há algum gasto a mais (as contas de energia, por ex, vem a cada 3 meses). Alguém que trabalha 20h semanais recebendo 18 por hora recebe em torno de 360 por semana. Assim, tendo um estilo de vida parecido com o meu, consegue sim pagar as contas básicas. (Não estou incluindo aqui renovação de visto. Eu consegui renovar o meu, mas ganhava mais de 18 por hora).
Claro que as pessoas tem gastos diferentes. Farei outro post sobre o preço dos alugueis e porque eu acho muito vantajoso alugar um studio ao invés de morar em shared houses.
Comments